terça-feira, 13 de janeiro de 2009

RAPIDINHAS

Remoendo a não correspondência e a viagem a São Sebastião, descubri que o poeta não é de ferro, mas sim de cobre.

Não estranhe. Na tentativa de dinamizar um pouco as postagens de início de ano resolvi criar a seção rapidinhas - que não será nada fixa, aliás. A decisão foi tomada após uma longa conversa com os marqueteiros que assessoram esse blog e que me aconselharam a escrever de menos ainda que pense demais. (A decisão foi agravada após o índice zero de comentários do último post). Segundo eles [os marqueteiros], logo pesariam sobre mim acusações de comunista e anti-americano e que não pegariam nada bem para o meu futuro profissional. Aterrorizado, resolví ceder. Mas como meus escassos leitores - mais por seleção do que por desmérito meu - perceberão, a pirâmide continua não invertida.

* * *

Perdoem-me, mas os conduzirei novamente à minha breve passagem por São Sebastião há pouco mais de um mês. Ainda redundante - quanto ao tema e não quanto ao conteúdo - revelarei o que aconteceu após eu ter deixado a redação de piauí, na chuvosa manhã do dia 16 de dezembro de 2008. Visitei um conterrâneo, para atualizá-lo com a publicação. Ainda que lhe faltasse metade dos óculos, ele leu com moderado interesse. Antes que um turista gordo e seu pai se sentassem ao seu lado para encenarem o habitual papinho cabeça para a lente da câmera fotográfica, ele me pediu o exemplar. Cedi, não por pouco estimar a revista, mas por saber que outra idêntica me esperava em casa. Mas a sorte não brindou meu amigo, que foi vítima de mais um arrastão na orla de Copacabana e que não lhe poupou o presente. O pior foi que teve de assitir estático e de mãos e pernas cruzadas a essa perturbação da ordem. Por incompetência da polícia florestal e de alguns criadores (leia-se caçadores) de animais, os culpados não foram presos e ainda por cima foram vistos gorjeando tranquilamente no calçadão momentos depois do crime.
Óbvio que nada passou despercebido às minhas lentes atentas. Analisando as fotos posteriormente, percebí que já éramos observados por um dos criminosos (que aparece ao fundo da primeira foto) desde o momento em que líamos moderadamente a publicação. Observe na seqüência:

4 comentários:

Unknown disse...

Malditos ratos voadores!

Anônimo disse...

Apesar de ser uma pessoa que quer saber o porquê da maioria das coisas que acontecem, adorei seu blog... Deve ser porque curti seu jeito de escrever. Bjs

Thiago Terenzi disse...

Particularmente, prefiro as longuinhas. Nada contra as rapidinhas, mas está na moda ser anti-americano e comunista (ao menos na América do Sul). E eu me sinto um pouco responsável pelo índice zero de comentários – mas eu leio isso aqui mesmo sem comentar, viu? é que não tenho muita criatividade pra comentários.

(esse blog é super útil: aprendo o sobrenome que sempre quis saber de todas as celebridades)

Anônimo disse...

Robertinho, realmente gostei muito do seu estlo de escrita. Acho que acaba de ganhar uma visitante costumaz! Em tempo: não consigo nem imaginar qual o gosto de um sanduíche de proteína de trigo(sim: glúten é apenas isto, e o aviso nas embalagens é devido a uma enfermidade chamada "Doença Celíca", ou alergia ao glúten, que leva a diversos sintomas gastrintestinais).